Anemia na gravidez, fique atenta!
Anemia na gravidez, fique atenta!

Durante a gravidez, principalmente entre a 6ª e 24ª semana, o volume plasmático, parte líquida do sangue, aumenta de 40 a 60% em relação à quantidade normal. A hematologista Andréa Wandalsen, diretora do Núcleo Hematologia e Oncologia, explica que, nesse período, o sangue se prepara fisiologicamente para irrigar os novos tecidos formados (útero e placenta) e fornecer oxigênio ao feto, que também retira da circulação materna os nutrientes e elementos químicos necessários. Também ocorre uma diminuição de 20 a 40% dos glóbulos vermelhos (hemácias), o que provoca a chamada anemia dilucional da gravidez.

Segundo a hematologista, a anemia dilucional é considerada normal se a quantidade de hemoglobina no sangue não estiver inferior a 10,5. Já os valores menores que esse possuem outra origem, que precisa ser investigada e tratada adequadamente. “Estudos demonstram que o índice de hemoglobina em torno de 10 está associado, em alguns casos, com a prematuridade e/ou baixo peso neonatal. Já os níveis inferiores a 6,0 estão relacionados com complicações materna e fetal”, ressalta.

Andréia afirma que a deficiência de ferro responde por 75% das causas de anemia na gravidez, período em que aumenta a necessidade de ferro e folatos no organismo, mas que, geralmente, não é suprida. Dieta inadequada; apetite diminuído; náuseas e vômitos; ou uma segunda gravidez com intervalo menor que dois anos, sem reposição adequada de ferro são os principais fatores que levam a essa deficiência. Para estes casos, a reposição medicamentosa com polivitamínicos e o controle periódico são as principais indicações.

Com frequência menor, outras causas de anemia são apontadas pela hematologista: deficiência de Vitamina B12, heranças de anemias familiares como a Falciforme ou a Talassemia e anemias hemolíticas.

Independentemente da causa da anemia, a hematologista alerta para a importância da realização de um controle pré-natal adequado com um ginecologista de confiança, que poderá orientar a melhor conduta a ser seguida, nas diferentes situações.

Fonte: https://www.hematologia.com.br/